Livro 1 da série “A Roda do Tempo”
Gênero: Alta Fantasia
Páginas: 800
Editora: Intrínseca
Link para compra: https://t.co/s0tF4eGs7V
Rand al’Thor era uma dessas pessoas comuns, colhendo os frutos da fazenda junto ao seu pai, ansioso pelo festival que aconteceria em sua vila “Os Dois Rios” e tomado de amor adolescente por Egwne al’Vere. Uma vida comum, o que não significa que seja uma má vida. Os Dois Rios são daqueles lugares onde as pessoas nascem, crescem, casam, têm filhos e morrem sem por um pé fora do vilarejo, onde todos se conhecem muito bem e por ficarem isolados aos pés das Montanhas da Névoa, visitantes são raros. Portanto, no dia do Festival, a chegada de uma mulher deslumbrante seria assunto para o ano inteiro se na mesma noite o vilarejo não tivesse sido atacado por Trollocs, monstros que até então o povo de Dois Rios, só conhecia por histórias contadas para assustarem as crianças. Mas, eram reais e sanguinários. Mas, talvez mais assustador ainda foi Rand descobrir que juntos aos seus melhores amigos Perrin, Mat, Egwene e Ninaeve eles eram o centro disso tudo. Assim, para salvar a vila os cinco jovens partem com a deslumbrante Aes Sedai em uma aventura que pode tirar suas vidas ou transformar o mundo.
Muitos falam que Robert Jordan criou uma história sucessora de Tolkien, particularmente acho um exagero, apesar do autor não esconder sua inspiração na obra tolkiana. E mesmo com essa inspiração, Jordan consegue também cravar suas particularidades no universo que criou e demonstra ter feito- um mundo grandioso com poder para marcar seu nome na Alta Fantasia.
O livro consegue nos envolver na história, nos conflitos do universo e dos personagens e serve muito bem ao papel de fazer o leitor mergulhar e seguir em frente nas outras obras da série. Vale muito a pena ler. Se a qualidade se manterá nos próximos livros? Há de ser o que a Roda tecer.
Obs: A Amazon lançou a primeira temporada de “A Roda do Tempo”, em outra oportunidade posso falar da série em relação aos livros, mas mesmo para quem assistiu a série, recomendo a leitura do livro.