terça-feira, 18 de agosto de 2020

Resenha: O Lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares


Desde criança Jacob Portman, 16 anos, ouvia histórias fantásticas contadas por seu avô a respeito de um mundo  onde pessoas com habilidades fora do comum lutavam ou se escondiam de monstros terríveis. Ele só não imaginava que as histórias também ouviam ele.

Um mundo de fantasia é algo maravilhoso para se apegar, mas quando chega a adolescência, a fase em que a inocência da infância começa a se confrontar com as contestações da dura realidade, as fantasias normalmente perdem a batalha e com Jacob não foi diferente.

Trabalhar sem gostar do que faz, aprender a administrar os negócios da família, escola e outras coisas normais do dia dia passam ser o novo mundo do jovem. Nada extraoridnário como a maioria das pessoas. As histórias do avô se tornam fábulas de alguém com a mente não muito sã por ter vivido os horrores da guerra. E a vida segue normal.

No entanto, a realidade é a realidade e ela cobra a negligência com a história quando real. Foi diante do aparecimento de um desses monstros que Jacob teve sua vida virada de cabeça para baixo. Primeiro vem o óbvio diante de situações que desafiam a lógica, a contestação da própria sanidade. Jacob fica simplesmente devastado ao ter vivido um momento que não apenas resgatava de uma forma cruel todas as histórias contadas pelo avô mas ainda leva parte de sua família. Não podia ser verdade, eram apenas histórias! Será que eram apenas isso?

No limiar entre admitir-se um completo louco ou fingir que nada aconteceu para não acabar em um sanatório Jacob descobre a verdade que sempre esteve diante dos seus olhos. O que seu avô contava não eram apenas histórias eram fatos.

E assim começa a nova jornada de Jacob Portman em um mundo completamente novo, onde ele não é mais um desajustado insano, mas é aceito e amado.

O “Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares” desenvolve muito bem a trajetória de Jacob e consegue apresentar com fluidez os outros personagens que vão surgindo. Aos poucos vai entregando ao leitor toda a sua mitologia, mas sempre deixando algo envolto em mistério para te levar cada vez mais fundo na história. Você está sempre com aquela sensação que algo vai acontecer. Entretanto, acho que a história demora um pouco para fazer isso, só na metade que senti ela despertando a vontade de devorar as próximas páginas. Particularmente achei a reviravolta de quem é o “vilão da história” entregue de uma forma bem óbvia e seu dele muito simples. Porém o conjunto da obra é ótimo e conseguiu me levar a ler os próximos livros. 

Outro fator importante que me surpreendeu é que as fotos são reais, não foram tiradas para ilustrar o livro, mas são partes de acervos de colecionadores de fotos antigas e provavelmente foram a inspiração do autor Ransom Riggs. Simplesmente fascinante.  Assim é sem dúvidas um entretenimento que vale a pena.


CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O LIVRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha “O Olho do Mundo” de Roberto Jordan - 1º Livro da saga "A Roda do Tempo"

“O Olho do Mundo” de Roberto Jordan Livro 1 da série “A Roda do Tempo” Gênero: Alta Fantasia Páginas: 800 Editora: Intrínseca Link para com...