Por conseguinte, D. Ourigo Ourigues faz parte do quadro de honra dos cabouqueiros da Nacionalidade Portuguesa. O que lhe dá a glória de alinhar no número daqueles que foram os primeiros Infanções Portugaleses, e que lutaram pela realidade que é Portugal.
O Castelo de Aboim situa-se na confluência das freguesias de Aboim da Nóbrega, Azias e Sampriz, no lugar de Casais de Vide a uma cota de 775 metros. A sua fortificação defensiva constava de um fosso e dois lanços de muralhas concêntricas. Nas suas ruínas são ainda visíveis as bases de um castelo roqueiro. É-lhe atribuída a idade do ferro, mas, sobreviveu à Alta Idade Média.
D. Ourigo Ourigues é o progenitor dos Nóbregas e dos Aboims. Já velho, entendeu que chegara a hora de partilhar os seus bens com os filhos.
Ao primogênito caberia a Casa e títulos de seu pai, onde se incluía o castelo – dele saíram os Nóbregas.
Ao segundo – D. Pedro Ourigues da Nóbrega casado com D. Maria Viegas, neta de Egaz Moniz, aio de D. Afonso Henriques – deu seu pai as herdades de Aboim, isto já no reinado de D. Afonso II. Da sua terra, D. Pedro Ourigues fez Couto, com carta passada pelo Rei. Construiu Casa e Torre no lugar do Outeiro, tendo sido esta casa o Solar dos Aboins.
Fonte: Portal Aboim da Nóbrega
Para mais informações sobre a família Nóbrega, clique no brasão à direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário