Pular para o conteúdo principal

Game of Thrones S03E06 - Comentários

E chegamos ao 6º episódio da terceira temporada de GOFT, segue minha humilde opinião:

Dois foram o ponto alto desse episódio:



O primeiro: O diálogo entre Tywin Lannister e Olenna Tyrell, uma verdadeira batalha de peixes grandes, com triunfo de Lorde Lannister.

Foi uma conversa dos que considero os melhores atores dessa temporada, uma interpretação digna de prêmios. Olenna sem sombra de dúvidas é a revelação da terceira temporada.

ATENÇÃO SPOILER’S, CONTINUAR É POR SUA CONTA E RISCO

Como disse no diálogo há uma vitória de Tywin Lannister que ameaça nomear sor Loras à Guarda Real. Olenna joga a toalha, mas como sabemos, no livro Loras torna-se membro da Guarda Real, ou seja, o diálogo indica que isso não ocorrerá na série. É claro que os leitores xiitas berrarão, mas acredito que é uma mudança sem muita influência, já que Loras não desemprenhará papel importante dentro da Guarda Real. Dessa forma, ele seguirá o curso normal da história partindo para a conquista de Ponta Tempestade.

O segundo ponto alto do episódio foi a sempre épica conversa entre Mindinho e Varys. Confesso que ao final do episódio voltei ao diáologo para assistir com mais atenção.



Um ponto-chave, no diálogo eles iliminam a prostitura Rose que nunca existiu na obra escrita, é uma vitória para os que apegam-se na letra, mas uma tristesa para nós, admiradores de sua exuberante beleza.
Outra questão que deixou-me arrepiado, Mindinho diz para Varys:

"O caos não é um abismo, o caos é uma escada. Muitos que tentam subir por ela falham, e nunca conseguem tentar novamente. A queda os quebra. Alguns recebem a chance de subir. Eles se agarram ao reino, aos deuses, ao amor. Mas apenas a escada é real. A escalada é tudo que existe.”

SPOILERS DO TERCEIRO LIVRO, QUARTO, QUINTO SEI LÁ, JÁ LI TANTO QUE NEM SEI QUAL É QUAL MAIS

A frase dele reforça a teoria de que Mindinho está por trás de toda a guerra que "hoje" assola Westeros. Particularmente acredito nisso, desde sua traição a Ned Stark, a sua contribuição no assassinato de Jofrey, a morte de Lisa Arryn e sua tomada do Vale, tornando-se um dos mais poderosos dos Sete Reinos.

Outra parte essêncial, Mindinho deixou o Porto Real completamente refém do Banco de Ferro bravosiano, e como Tyrion Lannister o Banco de Ferro sempre recebe, e como sabemos o Banco sempre vai em busca dos inimigos de seus devedores, no caso do quinto livro, Stannis Baratheon.

Por outro lado temos o eunuco Varys e sua fidelidade a Casa Targgaryen (sim acredito que ele seja fiel a eles).

O que posso especular é que esses estarão sorrindo na última página da série As Crônicas de Gelo e Fogo.



A mudança mais radical que esse episódio apresentou foi o encontro de Melisandre com Toros de Myr.. Isso não existe na obra escrita e foi impactante e até revoltante. No entanto, vejo que fizeram isso para economizar outro personagem. Ao que parece, Gendry desempenhará o papel de Edric Storm, o orgulhoso filho bastardo do Rei Robert Baratheon com Delena Florent.

SPOILER DO QUINTO LIVRO

Me deu medo,

Quando Jon Snow é morto no final da Dança dos Dragões já pensei comigo "ele é Azor Hai renascido, pois Melissandre o ressucitará com o beijo do Senhor do Fogo, mas nessa mudança e no encontro com Thoros de Myr, que sabemos foi aturizado por George R. R Martin, ela se impressiona com o fato de Beric Dondarrion ter sido ressucitado seis vezes e de Thoro possuir esse poder, como se ela não o tivesse. Se ela não tiver o que será de Jon?




Os outros núcleos achei fraco, apesar da bela cena de Jon e os selvagens na Muralha.
P.S: Aquele beijo dele com Ygritte no final foi muito novela!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Origem do nome Nóbrega

A imagem acima  é de uma estela funerária datada do séc. II d.C – III d.C encontrada na Avenida da Liberdade em Braga, Portugal. O seu texto faz referência a cidade romana de Elaneobriga e encontra-se exposta no Museu D. Diogode Sousa em Braga. Diz a estela: SEVERVS REBVRRI F(ilius) TIOPHILVS (sic) ELANEOBR/IGENSIS (sic) NA(norum) XXXX SOD ALES FLAVI D(e) S(uo) F(aciendum) C(uraverunt) Tradução: Severus Tiophilus, filho de Reburrus, de Elaneobriga, com 40 anos. A Confratia dos flavianos tomou a seu cargo erguer (este monumento). Civitas Elaneobriga A localização de Elaneobriga ainda não é conhecida, em 1954 no documento "Novíssimas inscrições romana de Braga. "Brancara Augusta", vol. 4 (25). Braga: Câmara Municipal, pág. P. 242-249", Arlindo Ribeiro da Cunha, indica a atual região de Ponte da Barca como a possível localização da cidade.  Monte onde foi erguido o Castelo da Nóbrega  Esta região era conhecida por Terra da Nóbrega  ou Anóbrega ...

Os Segredos, por Kvothe (O Temor do Sábio Patrick Rothfuss)

Mesmo se não tiver lido o livro, recomendo a leitura desse trecho,não será nenhum spoiler, fique tranquilo. É simplesmente fenomenal. Quisera eu um dia poder incluir em meus contos uma reflexão dessas: Os segredos são dolorosos tesouros da mente. A maioria do que as pessoas pensam como segredo, na verdade, não é nada disso. Os mistérios, por exemplo, não são segredos. Nem o são os fatos pouco conhecidos ou as verdades esquecidas. Segredo, é um conhecimento verdadeiro que é intencionalmente ocultado. Os filósofos discutem há seculos os pormenores dessa definição. Assinalam os problemas lógicos que existem nela, as lacunas, as exceções. Em todo esse tempo, entretanto, nenhum deles conseguiu chegar à uma definição melhor. O que talvez diga mais do que todos os sofismas combinados. Há dois tipos de segredos: Os da Boca, e os do Coração. A maioria deles é da boca. Boatos compartilhados e pequenos escândalos sussurrados. Há segredos que anseiam por se largar no mundo. ...

D. Ourigo Ourigues - o progenitor dos Nóbregas e dos Aboim

Ourigo Ourigues – o Fidalgo ou o Velho da Nóbrega – foi companheiro de luta de D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) nas batalhas de S. Mamede (1128), de Coneja (1137), de Ourique (1139) e de Arcos de Valdevez (1140) bem como seu Castelão-Mor . D. Ourigo reconstruiu nos primórdios da Nacionalidade, a mando de D. Afonso Henriques, o poderoso Castelo de Aboim (tinha sobre a sua alçada o Castelo de Lindoso), que pensa-se ter surgido como Castro na idade do ferro destruído posteriormente pelos Árabes no século VIII. Por conseguinte, D. Ourigo Ourigues faz parte do quadro de honra dos cabouqueiros da Nacionalidade Portuguesa. O que lhe dá a glória de alinhar no número daqueles que foram os primeiros Infanções Portugaleses, e que lutaram pela realidade que é Portugal . O Castelo de Aboim situa-se na confluência das freguesias de Aboim da Nóbrega, Azias e Sampriz, no lugar de Casais de Vide a uma cota de 775 metros. A sua fortificação defensiva constava de um fosso e dois...