segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ortografia - Esta ou Está?

Atendendo ao pedido do sempre fiel leitor Claudeir, trago a diferença entre os dois termos.

Esta
Esta mesa não deveria estar aqui.
Esta é um pronome demonstrativo feminino e é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém.

O termo é uma paroxítona terminada em “a", portanto, não é acentuado.


Está
Você está pronto?
 Está é a flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu).

6 comentários:

  1. Fiz questão de divulgar essas dicas tanto no Twitter (Posso usar tuiter?) Quanto no Google +
    -
    Olha, mais uma vez, parabéns pelo blog. Muito bom! Tomara que mais pessoas possam vir aqui ao invés de ficarem por ai fofocando sobre a vida dos outros nas redes sociais. Como acontece geralmente por aqui, hehehe... Mas é isso, curti muito suas dicas. Depois eu passo aqui pra deixar algumas frases para corrigir. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esta trena esta no lugar errado, ela deveria estar ali e não aqui. Esta trena nem minha é. Então não sei porque (ou porquê) raios de motivo esta trena foi posta embaixo da mesa. Lugar de trena é em cima da mesa e não debaixo. Oras! O pedreiro está errado. A esposa do pedreiro veio aqui falar que eu estava errado, mas quem está errado é ela que não sabe diferenciar está de esta.
    -
    Um forte abraço ai Nóbrega e por favor, veja se meu exemplo acima esta certo. Rsrsr...

    ResponderExcluir
  3. No caso o certo é: Ela deveria está ali e não aqui, né!

    ResponderExcluir
  4. ela deveria estar ali e não aqui. Acho que o mais certo é isso mesmo. Desculpa ai, rsrs...

    ResponderExcluir
  5. Acho não, o certo é isso mesmo. Ela deveria estar ali. Pronto!

    ResponderExcluir
  6. Esta trena está no lugar errado, ela deveria estar ali e não aqui. Essa trena nem minha é. Então não sei por qual raios de motivo essa trena foi posta embaixo da mesa. Lugar de trena é em cima da mesa e não debaixo. Oras! O pedreiro está errado. A esposa do pedreiro veio aqui falar que eu estava errado, mas quem está errado é ela que não sabe diferenciar está de esta.

    Acho que fui mais longe na correção. O certo é isso mesmo. Ela deveria estar ali. Mas, fiz algumas modificações:

    Troquei o esta por essa. Por que?

    Por que a trena é apresentada em uma anáfora, portanto, usa-se o “esse” e não o “este”, já que “este” tem função de catáfora, por isso substitui.

    Quanto ao porque o suprimi pelo seguinte motivo:

    O certo seria: Por que (sentido por qual razão, motivo) portanto, a frase “não sei porque (ou porquê) raios de motivo” apresenta um pleonasmo, pois seria “não sei por qual motivo de raios de motivos”.

    Espero ter ajudado, não sei muito, mas o que tenho aprendido gosto de compartilhar.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Resenha “O Olho do Mundo” de Roberto Jordan - 1º Livro da saga "A Roda do Tempo"

“O Olho do Mundo” de Roberto Jordan Livro 1 da série “A Roda do Tempo” Gênero: Alta Fantasia Páginas: 800 Editora: Intrínseca Link para com...